As perguntas e respostas, elaboradas com diretrizes que respeitam as normas determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor, estabelecem e regulam os procedimentos de compra perante os produtos adquiridos pelo visitante na Loja Virtual da GEOGRÁFICA.

Sua leitura é indispensável para que o internauta finalize um pedido e esteja ciente sobre as regras fixadas pela GEOGRÁFICA com o objetivo de aproveitar, da melhor forma possível, todas as facilidades oferecidas.

1. Cadastro

É obrigatório se cadastrar para realizar uma compra na Loja Virtual?

Para fazer as suas compras com comodidade e sem sair de casa, é necessário se cadastrar na Loja Virtual da GEOGRÁFICA. Serão solicitados aos novos usuários - no decorrer de seu processo de compra - alguns dados mínimos obrigatórios para que o pedido seja aprovado e entregue com segurança.

Os internautas cadastrados podem desfrutar de inúmeras vantagens, como: finalizar a compra com mais agilidade, acompanhar pedidos e manter armazenados os dados de envio (como endereço de entrega, por exemplo), não sendo necessário o preenchimento de formulários em compras futuras. Se você já é cliente e quer acessar sua conta, basta clicar no campo “Entrar” localizado no menu superior da Loja Virtual e digitar seu e-mail e senha para logar.

Esta é minha primeira compra. Como faço para me cadastrar?

Acesse o campo “Cadastre-se” disponível no menu superior da Loja Virtual. Preencha o formulário de cadastro com as suas informações - os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório - e crie o seu login e sua senha. Por meio deles você passa a ser cliente da Loja Virtual imediatamente, tudo com conforto e segurança!

Como posso alterar minhas informações de cadastro?

É muito fácil! Você deve entrar na Loja Virtual da GEOGRÁFICA, digitar seu login (e-mail) e senha. Em seguida, você será direcionado ao “Painel Geral” da sua conta. Clique na opção “Informações da Conta” para editar os dados de seu cadastro. A GEOGRÁFICA reitera que é sempre importante manter as informações cadastrais atualizadas. E não se preocupe: seus dados serão todos mantidos em sigilo, já que são criptografados (codificados) pelo nosso sistema.

2. Navegação & Segurança

É seguro comprar na Loja Virtual da GEOGRÁFICA?

Durante toda a sua navegação, você estará em um ambiente virtual seguro. Nosso site tem uma tecnologia avançada de segurança onde, por meio dela, todas as informações fornecidas são criptografadas (codificadas) pelo sistema. Além disso, todo o processo de aprovação do seu pagamento é feito diretamente nos servidores dos bancos e administradoras de cartões de crédito.

Você somente receberá e-mails promocionais da GEOGRÁFICA se assim o desejar e manifestar essa vontade no momento de fazer o seu cadastro. Nós nos preocupamos muito com a sua comodidade e segurança e, por isso, garantimos para você um ambiente de compra seguro!

3. Compra

Como efetuar uma compra na Loja Virtual?

Comprar na GEOGRÁFICA é uma experiência fácil e cheia de vantagens para você. Se já for um cliente cadastrado, o procedimento é ainda mais ágil e simples! Confira a seguir:

  1. Escolha o Produto: Para iniciar sua compra, entre na página do produto selecionado por você, informe a quantidade desejada e clique no botão “Comprar”. Em seguida, será direcionado para o seu Carrinho de Compras, onde terá a chance de conferir os itens selecionados por você, a quantidade e o valor total. Se os valores e a quantidade estiverem corretos, clique no botão “Continuar” para dar andamento ao seu pedido.
  2. Identificação e Pagamento:
    1. I – O próximo passo é a página de identificação, onde serão pedidos seus dados cadastrais. Se for a sua primeira compra, você precisará preencher os dados do formulário, incluindo o endereço onde seu pedido deve ser entregue. Se já for cadastrado na Loja Virtual da GEOGRÁFICA, basta efetuar seu login e senha que o site carrega automaticamente seus dados.
    2. II – Na sequência, você deverá selecionar o método de entrega (PAC ou Sedex). Você deve digitar o CEP do local de entrega para calcular o valor do frete. O valor será calculado automaticamente e somado à sua compra.
    3. III – O pagamento é a última etapa! Confira antes se todos os dados de seu pedido estão corretos (produto, quantidade, endereço de entrega etc). Caso alguma informação esteja errada, altere o seu pedido. Se estiver tudo correto, prossiga escolhendo a bandeira de preferência para realizar o pagamento com cartão de crédito. Você poderá optar por:
    4. IV – Caso tenha recebido cupom de desconto ou vale-presente, você deve digitar corretamente o número do cupom e clicar no botão “Usar Cupom”. O valor também será calculado automaticamente e deduzido no valor total de sua compra.
  3. Quando o seu pedido estiver fechado, clique em “Finalizar Compra”. Anote no término o número do seu pedido. A Loja Virtual da GEOGRÁFICA também irá te enviar um e-mail com todas as informações sobre a sua compra.
  4. Importante: Nos cartões de crédito, você pode parcelar suas compras com ou sem juros, dependendo da bandeira do cartão e do pedido. Informamos que todas as promoções e descontos contidas(os) em nosso site não são cumulativas(os), ou seja, diante de duas ou mais promoções e/ou descontos será necessário optar por aquela(e) que melhor lhe atenda.

Como posso verificar o status do meu pedido?

Você pode verificar o status de qualquer ordem que você solicitou simplesmente clicando no link “Entrar”, localizado no menu superior da Loja Virtual da GEOGRÁFICA e, posteriormente, acessando o link “Meus Pedidos”. Você verá o status do seu pedido que é apresentado pelo nosso sistema da seguinte forma:

  • Pendente | O pedido foi registrado nos sistemas da GEOGRÁFICA. Caberá à companhia, nesta etapa, analisar se o pagamento foi efetuado pelo usuário, além da consistência dos dados cadastrais.
  • Processando | O pagamento da compra foi aprovado e a liberação do produto está sendo encaminhada ao departamento de expedição e/ou transportador.
  • Completo | Significa que a compra foi concluída com sucesso e que o produto já está a caminho do endereço de entrega fornecido pelo usuário.
  • Cancelado | Esta opção aparecerá quando ocorrer impossibilidade de processamento do pedido por alguma razão específica, podendo variar entre:
    1. I - Não liberação em virtude de inconsistência de algum dado ou informação cadastral.
    2. II - Não aprovação do débito pela Administradora do Cartão de Crédito.
    3. III - Outros motivos supervenientes que impossibilitem o processamento do pedido.

Como posso saber se o pagamento do meu pedido foi confirmado?

A GEOGRÁFICA irá te informar por e-mail que o pagamento do seu pedido foi confirmado com sucesso. A confirmação está sujeita à aprovação por parte das Administradoras de Cartões de Crédito.

4. Entrega

Como funciona o procedimento de entrega e quais são os prazos?

Nosso prazo de entrega passa a contar a partir da aprovação do pagamento e é determinado pelo cliente conforme o método escolhido (PAC ou Sedex) durante a finalização da compra na Loja Virtual.

A GEOGRÁFICA esclarece que utiliza diversos serviços para a entrega de seus produtos, cujo tempo de transporte pode variar de acordo com a região do destinatário. Por isso, esteja atento com o status de seu pedido e se certifique que haverá alguém apto para receber a encomenda na data prevista, entre as 8h e 18h.

Caso a entrega não seja efetivada, haverá 02 (duas) tentativas posteriores. Contudo, se mesmo assim todas as tentativas de entrega restar infrutíferas, o produto voltará ao Centro de Distribuição da GEOGRÁFICA.

Não realizamos entregas em endereço diferente do definido pelo cliente no ato do fechamento do pedido, por exemplo, vizinhos, por exemplo. Estão autorizados a receber mercadoria porteiros, recepcionistas, secretárias e familiares - desde que assinem o protocolo de entrega e apresentem documento de identificação.

Não recebi meu produto dentro do prazo. O que fazer?

Neste caso, solicitamos que o cliente verifique o que pode ter ocorrido:

  • Data de Entrega: Verifique a data de entrega do seu pedido.
  • Endereço de Entrega: Confirme se os dados de entrega estão corretos.
  • Pagamento: Verifique se o pagamento do seu pedido já foi aprovado.
  • Ausência: É indispensável a presença de um responsável no local da entrega. Nossos entregadores realizam 03 (três) tentativas de entrega em caso de ausência e, na impossibilidade da entrega, o seu pedido retornará ao Centro de Distribuição da GEOGRÁFICA e poderá ser cancelado.
  • Se você mora em prédio ou condomínio, verifique se o porteiro recebeu o seu pedido.

Qualquer ocorrência de entrega será comunicada por meio do e-mail que você informou no momento do seu cadastro. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente da GEOGRÁFICA.

5. Troca e Devolução

Para sempre ter uma ótima experiência de compra, a GEOGRÁFICA recomenda algumas dicas preciosas:

  • Leia com atenção a descrição e ficha técnica do produto que você comprar.
  • Guarde sempre a Nota Fiscal. Ela é a garantia do seu produto.
  • Mantenha a embalagem original: ela é necessária em caso de troca do produto.
  • Não aceite embalagens com o lacre rompido.

Quais motivos podem levar você à troca ou à devolução de um produto?

A GEOGRÁFICA trocará os produtos adquiridos por seus clientes, de acordo com o previsto no Código de Defesa do Consumidor, desde que seja constatado algum defeito, devendo o cliente comunicar a Central de Atendimento e seguir as instruções recebidas para que o pedido de troca seja analisado e processado. Entre os motivos que podem levar você à troca ou à devolução de um produto, estão:

  • Defeito de fabricação: o prazo limite é de até 15 (quinze) dias corridos, contando da data do recebimento do produto. A GEOGRÁFICA terá até 30 (trinta) dias para solucionar o problema e enviar um posicionamento ao cliente. Caso este prazo se estenda, o cliente deve apresentar documento do fabricante que comprove ter sido ultrapassado o prazo e poderá optar pela substituição do produto (ou equivalente se não estiver mais disponível), pela restituição do valor pago ou pelo abatimento proporcional do preço.
  • Avaria (estrago): neste caso, recuse o produto no momento da entrega ou solicite a troca ou devolução em até 15 (quinze) dias corridos, contando da data do recebimento do produto.
  • Produto em desacordo com o pedido feito: recuse o produto no momento da entrega ou solicite a troca ou devolução em até 15 (quinze) dias corridos, contando da data do recebimento do produto.

Será procedimento padrão a análise das solicitações de troca pela GEOGRÁFICA antes de serem aprovadas, em razão das condições a serem obedecidas para tanto, como a constatação do estado de conservação do produto. Danos ocasionados por manuseio equivocado não serão passíveis de troca.

Sempre que um cliente desejar, poderá entrar em contato com a Central de Atendimento da GEOGRÁFICA e manifestar seu interesse em trocar seu produto, comunicando suas razões. O caso será analisado e o cliente será comunicado de seu desfecho e dos procedimentos, se necessário.

Produtos adquiridos na Loja Virtual não poderão ser trocados em lojistas e revendedores. Para efetuar esse procedimento com sucesso, o cliente deverá entrar em contato com a Central de Atendimento da GEOGRÁFICA para obter o passo a passo a ser seguido.

Caso o produto apresente algum defeito e esteja dentro do prazo de garantia, você poderá entrar em contato com a Central de Atendimento da GEOGRÁFICA e seguir as instruções recebidas para que o pedido de troca seja analisado e processado.

Quais as condições que devo seguir para troca e devolução de um produto?

Para que a troca ou a devolução do produto seja feita, o mesmo deverá estar nas seguintes condições:

  • Perfeitamente acondicionado na embalagem original.
  • Sem indícios de danos por mau uso.
  • Acompanhado da 1ª via da Nota Fiscal de Venda ou DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), conforme o caso.

A troca ou devolução será efetivada após análise do produto. O prazo para análise é de até 03 (três) dias úteis, contados a partir do recebimento do produto no Centro de Distribuição da GEOGRÁFICA.

Quais as opções que tenho após solicitar a troca e devolução de um produto?

A troca poderá ser feita por:

  • Mesmo produto.
  • Troca por produto de mesmo valor conforme seu interesse.
  • Troca por produto de valor inferior com a restituição da diferença.
  • Restituição do valor do produto, incluindo o valor pago pelo frete.

A restituição de valores ocorrerá da seguinte forma:

  • Crédito na Fatura do seu Cartão: ocorre quando o pagamento for realizado por cartão de crédito. O cancelamento será realizado no prazo de 02 (dois) dias úteis, pela, Administradora do Cartão, e a visualização do valor (estorno) pode ocorrer em até 02 (duas) faturas conforme a data de fechamento após a devolução do produto em nosso Centro de Distribuição.

Tenho direito a me arrepender de uma compra feita na Loja Virtual?

Sim. Esta é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor. Toda devolução ou troca de produtos comercializados pela GEOGRÁFICA deverá ser comunicada à Central de Atendimento, antes do reenvio dos produtos ao nosso Centro de Distribuição. Qualquer produto adquirido da GEOGRÁFICA devolvido sem essa comunicação anterior deverá ser reenviado ao cliente sem prévia consulta.

Só será aceita a troca ou pedido de desistência do produto da GEOGRÁFICA que esteja:

  • Perfeitamente acondicionado na embalagem original.
  • Sem indícios de danos por mau uso.
  • Acompanhado da 1ª via da Nota Fiscal de Venda ou DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), conforme o caso.

Ao solicitar um procedimento de troca ou arrependimento de compra, o cliente deverá enviar o produto para a GEOGRÁFICA. A companhia apenas efetuará a troca após o recebimento com sucesso do produto do cliente em seu Centro de Distribuição e após a constatação que está apto para a substituição.

Este procedimento poderá levar até 03 (três) dias úteis a contar do recebimento da mercadoria em questão. A GEOGRÁFICA, sob nenhuma hipótese, enviará novos produtos ao cliente de forma adiantada.

Caso esse procedimento não seja bem-sucedido e o novo produto não chegue até o cliente, seja pela ausência no local de entrega ou endereço incorreto, a Central de Atendimento da GEOGRÁFICA entrará em contato com o consumidor para solucionar a situação.

Caso não seja possível solucionar a ocorrência em até 05 (cinco) dias úteis, a solicitação de coleta do produto será cancelada.

Havendo descumprimento de qualquer das condições elencadas acima, a GEOGRÁFICA não acatará a solicitação de troca ou devolução do produto que será remetido para o respectivo endereço de entrega, reservado o direito de cobrança de novo frete.

As restituições monetárias se darão por meio de estorno no cartão de crédito utilizado na compra em prazo determinado pela respectiva Administradora do Cartão do cliente.

6. Atendimento ao Cliente

Como posso entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente?

Caso tenha qualquer dúvida em relação às Políticas de Compra da GEOGRÁFICA, favor entrar em contato:

  • Com a Central de Atendimento, acessando o endereço eletrônico loja.geografica.com.br, clicando em “Fale Conosco”, preenchendo os campos solicitados no site e clicando em “Enviar”.
  • Pelo envio de e-mail para: [email protected].
  • Pelos telefones (11) 4977-1000 (PABX) e (11) 4997-6511 (Vendas), que atendem de segunda a sexta, das 7h às 16h30.
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